Sustentabilidade

Ocupando uma posição de vanguarda em inovação, as Empresas Randon praticam uma política de responsabilidade social, ambiental e de recursos humanos, investindo na sustentabilidade como forma de fortalecer os seus negócios e estar em sintonia com o meio em que atuam.

Gestão de Pessoas

“Pessoas alegres, inovadoras, trabalhando juntas para com seus resultados perpetuar as Empresas Randon”.

Esta é a visão que orienta a política de Gestão de Pessoas das empresas Randon. Criar um ambiente que propicie um clima organizacional saudável, onde os funcionários se desenvolvam e inovem permanentemente, têm sido o propósito que as lideranças têm buscado atingir.

Aqui você pode crescer

O programa tem por objetivo ampliar as perspectivas de crescimento dos funcionários dentro da organização através da abertura de vagas para o público interno. A divulgação e a inscrição para as novas vagas ocorrem através de portal específico na intranet.

Crescer

Este programa oferece desenvolvimento técnico e comportamental, alinhado com as competências do perfil do cargo e com as estratégias de crescimento das Empresas Randon. Políticas de incentivo ao ensino formal são valorizadas e prevê o apoio de reembolsos de educação em cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e idiomas.

Novos Caminhos

Programa de preparação dos funcionários para o desvinculo da Organização por aposentadoria, com o objetivo de devolver à sociedade pessoas motivadas e com foco em continuar vivendo bem, seja empreendendo ou simplesmente assumindo uma nova rotina, bem orientada, em busca de sua própria satisfação. 

Viver de Bem com a Vida

Programa em parceria com a SESI/ONU, por meio do qual as Empresas Randon se comprometem com a qualificação e promoção de ações de qualidade de vida para funcionários, familiares e comunidade. Os quatro pilares do programa são: saúde pessoal, saúde familiar, saúde social e saúde no trabalho.

Incluir

Este programa visa disseminar a cultura de igualdade de oportunidades, respeitando as diversidades, sejam étnicas, raciais, de credo, de deficiência, de idade, entre outras. Atualmente a Companhia conta com a cota de deficientes físicos preenchida.

Comunidade

A cada dois anos, as Empresas Randon aplicam uma pesquisa junto à União das Associações de Bairros de Caxias do Sul, cidade sede da Companhia, visando levantar necessidades e expectativas da comunidade em relação ao investimento social das empresas.

Alguns dos programas das Empresar Randon voltados para a comunidade são:

Qualificar

Programa voltado para a formação técnica de jovens a partir dos 14 anos, através dos cursos: operador de processos de fabricação de autopeças, veículos e implementos rodoviários e ferroviários; Montador de componentes automotivos e implementos e Mecânico de manutenção de máquinas industriais. Os jovens são preparados para enfrentar os desafios do meio profissional e são qualificados para que possam permanecer no mesmo

Florescer

O programa tem a missão de preparar crianças e adolescentes, com menos oportunidades sociais e econômicas, para o exercício da cidadania, com diversas atividades pedagógicas, em turno inverso ao da escola regular. Além da formação na fase inicial, o programa Florescer Iniciação Profissional prepara jovens para uma melhor inserção no mercado de trabalho, por meio de formação técnica e humanística, promovendo a inclusão social. Vide mais informações através do endereço www.florescer.org.br

Ser voluntário

Este programa estimula os funcionários ao trabalho voluntário, como forma de desenvolver a solidariedade com as causas das comunidades onde atuamos. São realizadas atividades como manutenção geral em escolas públicas e entidades parceiras de Caxias do Sul

Vida Sempre

O programa promove a conscientização no trânsito através de ações permanentes como apresentações de vídeos, proposição de jogos, distribuição de materiais impressos e realização de apresentações teatrais

Responsabilidade Ambiental

As Empresas Randon voltam suas atividades e ações em direção ao crescimento sustentável. Entre os objetivos e metas do sistema de gestão ambiental das Empresas Randon está o de racionalizar e prevenir impactos ambientais decorrentes do uso de recursos naturais e da geração de resíduos. Visando um efetivo monitoramento e planejamento de ações que atendam a esses objetivos foram definidos indicadores compartilhados, sendo o principal, o monitoramento da quantidade de resíduos gerados em relação ao consumo de matéria-prima. Além deste, consumo de água, energéticos e geração de efluentes.

Destacamos, as principais ações implementadas nesse processo de melhoria contínua:

  • Redução na geração de efluente por alterações nos processos;
  • Reutilização de efluentes, após tratamento, no resfriamento de peças, reduzindo consumo de água potável;
  • Substituição de pallets e embalagens descartáveis por materiais retornáveis;
  • Destinação de resíduos para processos de coprocessamento e reciclagem, evitando a formação de passivos ambientais.         

Responsabilidade Social

Última atualização em

Fechar