Estratégia e Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

A Randon possui as seguintes vantagens competitivas:

Posicionamento, Liderança de Mercado e Referência Global
  • A Randon, provedora global de soluções em transporte e logística, tem foco nos setores da economia brasileira que se destacam no cenário mundial, tais como o setor primário (agronegócio e mineração) além do setor industrial.
  • A Companhia ocupa posição de destaque nos mercados em que atua, a exemplo de Randon Implementos e Fras-le que estão entre as maiores fabricantes mundiais nos seus respectivos segmentos e são líderes no Brasil e na América Latina.
  • As demais empresas do grupo são importantes players no Brasil em seus mercados de atuação, mantendo posição de liderança em grande parte dos itens fornecidos.
  • As posições de destaque da Companhia em seus segmentos de atuação, aliadas à força de sua marca e à qualidade de seus produtos, fazem com que ela seja considerada referência nestas áreas e lhe permitam influenciar tendências do mercado, aumentar rentabilidade e acessar novos mercados no exterior.
Diversificação de Mercados
  • A Randon atua nos segmentos de veículos rebocados, vagões, veículos especiais, autopeças, sistemas automotivos e serviços, exportando seus produtos para mais de 100 países.
  • Os produtos da Companhia são destinados para diferentes segmentos, incluindo as montadoras de veículos automotores e o mercado de reposição de peças (autopeças e sistemas automotivos) e os clientes finais (rebocados e veículos especiais).
  • A Companhia não depende de um único segmento de clientes ou de um setor da economia específico. Sua linha de montagem está estruturada para permitir, com rapidez e flexibilidade, alterações na composição do mix de produtos, de forma a atender os segmentos e setores que registrem maior potencial de consumo.
Elevado Grau de Integração Industrial da Companhia
  • As controladas da Randon fabricam os principais componentes necessários para a fabricação dos produtos da Companhia.

  • A integração entre a Companhia e as suas controladas proporciona sinergias com elevados ganhos em produtividade, otimização de processos, redução de custos e independência na produção de veículos rebocados.

  • A Companhia possui o domínio tecnológico da maior parte da cadeia de produção de seus produtos. A maior parte das atividades da Companhia está concentrada em Caxias do Sul, o que traz benefícios logísticos e de custo.

Parceiros Estratégicos de Classe Mundial
  • A Randon possui desde longa data associações com a Meritor (parceira da Randon na Master) e com a Jost Werke (parceira da Randon na Jost), que são empresas líderes mundiais em seus respectivos mercados de atuação;

  • Essas parcerias permitem o desenvolvimento conjunto de tecnologias de ponta, além de proporcionar um canal para a distribuição de seus produtos no mercado externo.

Contínua Inovação Tecnológica e Parque Fabril Atualizado
  • A Randon está em constante busca de inovações tecnológicas;

  • A Companhia desenvolve tecnologia própria e absorve tecnologia de seus parceiros estratégicos, além de adquirir tecnologia de ponta junto a terceiros;

  • Os parques fabris da Companhia estão entre os mais modernos nos segmentos de implementos e autopeças, utilizando extensivamente a mecanização na produção em escala de peças e buscando ampliar cada vez mais o nível de padronização no segmento de veículos e implementos.

Capacidade de Geração de Caixa e Estrutura Financeira
  • Historicamente a Randon tem apresentado uma geração de caixa consistente, o que permite manter a dívida sob controle, além de permitir a realização dos investimentos necessários para garantir o seu crescimento sustentável e a perpetuação do negócio. 
Administradores e Colaboradores Qualificados
  • A Randon é administrada por uma equipe com muitos anos de experiência nos setores de atuação da Companhia.

  • A base da administração está na Companhia há, pelo menos, 20 anos.

  • A Companhia busca sempre investir no desenvolvimento de seus recursos humanos, através de treinamentos nos mais diversos programas de formação, aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento de gestão, com o objetivo de formar e reter esta mão-de-obra qualificada.

Estratégia

Os pontos-chave da estratégia da Randon são:

Manter a liderança no mercado brasileiro
  • A Randon pretende alcançar e manter um mínimo de 30% de participação no mercado de implementos rodoviários no Brasil. A Companhia investe constantemente na otimização de sua capacidade produtiva, reduzindo gargalos de produção e melhorando processos.

  • Busca também, ampliar e modernizar a sua rede de distribuição, fortalecendo sua imagem de líder no Brasil e de um player diferenciado em soluções de transporte terrestre.

Internacionalização
  • Ampliar as iniciativas para internacionalização é um dos grandes objetivos da Randon, que vê no mercado externo, grandes oportunidades para crescimento de seu negócio.

  • A Randon já possui atuação internacional através de suas operações indústrias na Argentina, EUA e China, bem como por centros de distribuição, escritórios internacionais e parceiros estratégicos no continente Africano.

Inovações tecnológicas
  • O desenvolvimento e reconhecimento da marca Randon como sinônimo de qualidade e performance somente foi possível devido às inovações tecnológicas, algo que está no DNA da empresa.

  • A Companhia tem a percepção de que o desenvolvimento de produtos e processos, por meio de sua própria equipe de pesquisa, transferência de tecnologia de parceiros ou aquisição de tecnologia de ponta de terceiros, proporciona um aumento de qualidade, a diminuição de custos e a produção de bens de maior valor agregado.

Diversificação da Carteira de Produtos
  • A Randon possui um amplo portfólio de produtos, o que garante diversificação na composição de sua carteira de produtos e de flexibilidade em sua linha de montagem.

  • Essa característica permite que a empresa aproveite oportunidades de mercado advindas do desenvolvimento de determinados setores da economia, bem como mitigar os riscos decorrentes da retração da atividade em outros segmentos.

Fortalecimento do Relacionamento com a Indústria Automotiva Brasileira
  • A Randon pretende fortalecer o relacionamento com montadoras locais, oferecendo produtos com excelência na qualidade e confiabilidade, a preços competitivos.

  • O estreitamento desses laços abre a oportunidade para o fornecimento de produtos a outras unidades dessas montadoras situadas no exterior além de servir como referência para novos negócios.

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